Os médicos veterinários e engenheiros agrônomos do extinto Instituto Biológico da Bahia (IBB) à disposição da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura, foram enquadrados no Grupo Ocupacional Fiscalização e Regulação. A publicação do diário oficial de 3 de abril, beneficia 48 servidores, e na última quarta-feira (30), véspera do Dia Internacional do Trabalho, saiu a portaria nº069, já enquadrando 25 dos servidores relacionados. Este ato valoriza o trabalho do servidor desde a criação da ADAB em 1999 e iguala os servidores como Fiscais Estaduais Agropecuários.
O secretário da Agricultura, Jairo Carneiro, afirmou que foi um grande avanço para o estado e para a Defesa Agropecuária. “Com a mudança, os profissionais tiveram o reconhecimento na atividade exercida e acredito que os novos fiscais terão mais força e empenho de trabalhar cada vez mais para defender o patrimônio agropecuário da Bahia”, disse Carneiro.
“O enquadramento é a correção de uma injustiça que deveria ter sido feito já na criação da Adab. O Governo do Estado reconhece o esforço destes servidores nos 15 anos na busca por isonomia. E acabamos de conquistar mais um marco para a Defesa Agropecuária da Bahia e para seu órgão oficial que está em comemoração, já que recentemente completou 15 anos de criação”, ressaltou o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres.
O processo tramitava na Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) desde 2007, iniciado pelo Sindicato dos Médicos Veterinários (Sindimev/BA) e, posteriormente, pelo Sindicato dos Engenheiros (Senge/BA).
Ascom Adab