Instituído pela Presidência da República, o Dia Nacional de Vigilância Sanitária comemorado, anualmente, no dia 05 de agosto, envolve o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), incluída por realizar fiscalização dos estabelecimentos agropecuários, das propriedades (fazendas), bem como a fiscalização sanitária do trânsito agropecuário, através dos postos fixos distribuídos estrategicamente nas rodovias e ações volantes, busca também pela inclusão do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) no decreto.

A defesa agropecuária baiana trabalha no pressuposto de salvaguardar a saúde pública, retratada pelo SUASA, que tem o objetivo de garantir a saúde dos animais e a sanidade dos vegetais, a idoneidade dos insumos e dos serviços e a identidade, qualidade e segurança higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos finais destinados ao consumo.

“O que diferencia é apenas o âmbito da atividade, municipal ou estadual e varejo ou industrial. Mas tal acontecimento reforçara a mobilização da sociedade no sentido da garantia legal de defesa da saúde em todo o País”, informou o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal.

Representante da ADAB, o diretor de Defesa Sanitária Animal Rui Leal participa de sessão especial da Assembleia Legislativa da Bahia, promovida pela Diretoria de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental, na manhã de hoje (05), no Plenário da ALBA.

Amanda Almeida - Assessora de Comunicação
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB
noticia.ascom@adab.ba.gov.br
www.adab.ba.gov.br
Tel/Fax: 71. 3116-8461