A Coordenadoria Regional da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) em Barreiras, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), intensificou as ações de fiscalização de trânsito de produtos na BR 242/020. Durante todo o mês de fevereiro médicos veterinários e fiscais estaduais agropecuários, em conjunto com a Polícia Rodoviária, estiveram na região de Barreiras para evitar que produtos clandestinos transitassem pelo Estado colocando em risco a agropecuária baiana. No total a Agência retirou de circulação 2 toneladas de carne, queijo e peixe impróprios para consumo.

Foram apreendidos 500 Kg de carne clandestina, 600 Kg de queijo sem selo de inspeção, com origem de Porangatu, município de Goiás, e 800 Kg de peixe transportados sem condições mínimas de higiene. Toda a carga estava sem inspeção sanitária e imprópriapara consumo.“Nossa maior preocupação é com a saúde pública, uma vez que as condições dos alimentos nesses casos não atendem às exigências higiênico-sanitárias oferecendo graves riscos aos consumidores”, afirma o Coordenador Regional da Adab em Barreiras, Sanderson Barreto.

“Por isso, ao comprar o alimento, a população deve verificar a presença do carimbo ou selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)”, finaliza o Coordenador de Barreiras Sanitárias da Adab, Roberto Pacheco.

Ascom / Adab