O Mormo atingiu o Estado detentor do maior rebanho equídeo do país e será tema de debate entre os criadores durante o lançamento oficial do Comitê Consultivo de Sanidade da Bahia.

A Bahia detectou o quarto caso de Mormo e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, vem adotando medidas sanitárias e epidemiológicas para controlar e sanear esta zoonose no Estado. Para discutir com os criadores e representantes das associações sobre as medidas adotadas pelo Serviço Oficial de Defesa, a Agência realiza o lançamento oficial do Comitê Estadual de Sanidade dos Equídeos hoje (6), no Parque de Exposições de Salvador. O encontro acontece às 19 horas, no auditório Mandacarú, e aproveita a presença dos equideocultores do Campeonato Brasileiro de Marcha Batida, disputa que envolve os melhores cavalos da raça Mangalarga Marchador.

O Mormo é uma enfermidade incurável que acomete os equídeos, de notificação obrigatória, provocada pela bactéria Burkholderia mallei. Causa sintomatologia respiratória e cutânea nos animais, e no ser humano a doença pode provocar pneumonia grave ou até a morte.

O Comitê foi instituído na Bahia como órgão colegiado estabelecido por portaria, que reúne a Seagri/Adab/Ladesa/EBDA e o Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Integram também os representantes das instituições de ensino e pesquisa, o ICS/Emev/Ufba, Unime, Uesc, UFRB, as associações como a Amveba, Abraveq, ABCCPE, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/BA), a Polícia Militar da Bahia, a Faeb, Senar, o CCZ e a Sesab.

SERVIÇO:

Data: 06/12/2013 (Sexta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Auditório Mandacaru - FENAGRO