Todos os estabelecimentos envolvidos nos processos de exportação de lima ácida deverão estar cadastrados junto a entidades de defesa agropecuária em seus respectivos estados. A determinação é do Ministério da Agricultura (MAPA) e foi informada por meio do Ofício Circular nº 12/2022. Até o dia 24 de Janeiro de 2023, os produtores baianos precisam realizar o cadastro das Unidades de Produção e Unidades de Consolidação junto à Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). O formulário online pode ser preenchido no site www.adab.ba.gov.br onde o produtor também encontrará o Ofício do MAPA na íntegra.

Mesmo a Bahia sendo área livre de Cancro cítrico, a obrigatoriedade do cadastramento específico faz parte das exigências fitossanitárias apresentadas pela União Europeia (UE). “Entendemos que as medidas são protetivas tanto para produtores quanto para os compradores e visa salvaguardar a manutenção das relações comerciais intercontinentais”, avalia o diretor geral da Adab, Lázaro Pinha.

Até o dia 24 de Janeiro de 2023, os produtores precisam realizar o cadastro das UP´s e UC´s unto à Agência

Preocupada com o número significativo de inteceptações de Cancro cítrico (Xanthomonas citri pv. Citri), a UE solicitou ao Brasil a continuidade dos processos de investigação e o reforço das ações de controle. “Embora existam produtores voltados para a exportação, a citricultura baiana é majoritariamente caracterizada por seu perfil de agricultura familiar. Em função disso, a exigência do cadastramento e da geolocalização vai auxiliar a implementação dos serviços de defesa, com a elaboração de planejamento e classificação tipológica dos agricultores com vistas, não só à fitossanidade, mas também ao atendimento dos requisitos de acesso ao crédito rural e o a políticas públicas”, comenta o diretor de Defesa Vegetal da Adab, Celso Duarte Filho.

Anualmente a Agência realiza ações para caracterização do Status Fitossanitário para Cancro Cítrico e HLB dos Citros (Greening). Em 2022, sob a coordenação da engenheira agrônoma e fiscal estadual agropecuária da Adab, Suely Xavier, foi inspecionada uma área de 7.844,40 hectares dentro do Programa de Fitossanidade dos Citros. Além disso a Adab realizou ações de controle do trânsito de frutos e material propagativo em todos os territórios de identidade.

Ascom Adab 19/12/22

Tel. 3194-2044/99948-8385