Os pecuaristas baianos vacinaram 92,56% dos 4,5 milhões de bovinos e bubalinos de até 24 meses contra a Febre Aftosa. Este foi o resultado da 2ª Etapa da Campanha, iniciada em Novembro/2023, e encerrada no último dia 15 de Janeiro pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Historicamente o Estado vem mantendo os índices vacinais acima dos 90%, mínimo exigido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para garantir a imunização dos animais.
Com patamares de 97,36% de vacinação, os territórios do Piemonte Norte Itapicuru e Médio Sudoeste foram os destaques desta etapa. Para o diretor geral da Agência, Paulo Sérgio Luz, apesar das dificuldades enfrentadas com a estiagem, os criadores aderiram à campanha e superaram os desafios para manter a Bahia livre da Febre Aftosa. “Temos também uma equipe comprometida e extremamente competente, que se empenha ao máximo para trazer resultados positivos para o estado e, assim, garantir a sanidade do rebanho”, elogiou o diretor.
Em 2024 a Bahia terá mudança de status sanitário para a Febre Aftosa e, em função disso, o calendário vacinal para a doença será antecipado para o mês de Abril. “O anúncio foi feito pelo MAPA no ano passado e, desde então, estamos planejando as ações de prevenção e vacinação contra a Aftosa que, em breve, estará suspensa no Estado da Bahia junto com outros estados da federação”, explica o diretor de Defesa Animal, Carlos Augusto Spínola.
Ascom Adab 24.01.24
Tel. (71) 3194-2044/2022/99948-8385