Com o objetivo de divulgar as pesquisas preventivas que vem sendo desenvolvidas na Bahia, foi realizado o III Fórum de Prevenção à Monilíase: pesquisa e defesa fitossanitária, em Ilhéus. O fórum é uma parceria entre a Agência de Defesa Agropecuária (ADAB) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC). As pesquisas vêm sendo desenvolvidas entre a CEPLAC, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em cooperação internacional com outros países como o Equador, Peru e Costa Rica.
a

As ações fitossanitárias de prevenção à praga, realizadas pela ADAB, através do Projeto Prevenção à Monilíase foram apresentadas no segundo dia de fórum. Nos últimos três anos as atividades aconteceram em 223 propriedades, envolvendo 65 municípios, com uma média estimada de 133.820 frutos inspecionados, representando 15.438 ha cacau e 23,4 ha de cupuaçu.

Durante o evento foram lançados o Protocolo de Biossegurança, a cartilha e o folder sobre a Monilíase do Cacaueiro. Houve a capacitação de fiscais da ADAB, da Ceplac e SFA-BA sobre novos procedimentos de levantamento da detecção e educação sanitária a serem adotados com a nova classificação da Bahia, como de alto risco de introdução.

Participaram pesquisadores da CEPLAC, UESC, ICT-Peru, INIAP-Equador, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Rondônia - IDARON, expansionistas e produtores.