Uma parceria entre a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão ligado à Secretaria da Agricultura e Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) resultou em um Curso sobre Sistema de Produção de Coco no Brasil. O evento, realizado pela Embrapa/Tabuleiros Costeiros, segue até esta quinta-feira (29), no auditório da Emdagro em Sergipe e é destinado a 26 técnicos, visando discutir a cultura do coco nos seus aspectos fitossanitários e a produção em grande escala diante da crescente demanda pela procura do coco no Nordeste.

Os participantes vão obter informações sobre o panorama da cultura do coco no Brasil, as variedades, os recursos genéricos, a forma de preparo de mudas, implantação, nutrição e adubação do coqueiro. Também estão sendo analisados aspectos relacionados aos tratos culturais e práticas sustentáveis de produção, manejo de solo, pragas que afetam o coqueiro e métodos de controle.

“As parcerias são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura em todo o país”, disse o Coordenador do Projeto Fitossanitário de Coco da Adab, Uilian Costa de Almeida, que está em Sergipe, participando do encontro. “E o caráter inter-institucional desse evento é um indicatico de que somente o esforço em conjunto pode trazer bons resultados para a cultura do coco no Nordeste”, afirmou Costa, reforçando que a defesa sanitária se fortalece a cada trabalho realizado na capacitação de técnicos, na extensão rural e na pesquisa agropecuária.

Amanhã (29) o grupo fará uma visita técnica ao Platô de Neópolis, onde poderá observar in loco os principais aspectos abordados durante o evento. Os participantes também vão conhecer os sistemas de condução dos pomares da região e seus problemas fitossanitários relacionados a pragas e doenças. “É dessa forma que podemos construir soluções, buscando a melhoria da cultura do coco na Bahia e em Sergipe”, finalizou Uilian Costa.

Ascom / Adab com informações Emdagro