A Agência de Defesa Agropecuária (Adab) realiza, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb/Senar) realiza o IV Fórum Estadual do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA), com o tema “O Protagonismo do Setor Produtivo no Combate à Febre Aftosa”. O encontro acontece amanhã (07), em formato híbrido, das 14h às 18 horas. Para participar do evento, basta acessar o canal da Faeb/Senar no Youtube youtube.com/sistemafaebsenar ou acompanhar as redes sociais da Adab @adab_bahia.

O objetivo do fórum é abordar medidas de vigilância, preparo e fortalecimento do setor agroprodutivo, além de melhoria da estrutura do Serviço Veterinário Oficial e das atividades de Educação Sanitária. Também serão apresentadas ações exitosas em estados que já retiraram a vacinação e que podem ser adaptadas e seguidas como modelo para a Bahia.

Segundo o coordenador do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa na Bahia, José Neder Moreira Alves, “o evento é importante porque divulga as ações do PNEFA, aborda as questões que são necessárias para a transição para a zona livre de febre aftosa sem vacinação e como toda a cadeia produtiva pode se preparar para essa etapa”, explica. 

Ainda segundo José Neder, “a quarta edição do evento tem uma programação voltada para o setor produtivo, com o objetivo de elencar quais ações devem ser realizadas para que a interação com o setor produtivo seja exitosa, tanto na entrada da zona livre de febre aftosa sem vacinação quanto na sua manutenção”, finaliza.