A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) coordenou nova palestra no Instituto Federal (IFBaiano), campus de Santa Inês, nessa terça-feira (17). Os temas Brucelose e Tuberculose Bovina, ministrados pela coordenadora do Programa de Controle e Erradicação das doenças, Luciana Ávila, e sobre a Infestação do Besouro Aethina Tumid com a coordenadora do Programa Estadual de Sanidade das Abelhas, Drª Rejane Noronha. Na plateia, zootecnistas, técnicos agrícolas e estudantes da área.
Luciana Ávila destacou a necessidade de reforçar o comprometimento de todos os criadores com a vacinação do rebanho bovino na Bahia, reconhecida como questão de saúde publica que pode impactar também o setor econômico do estado. “Precisamos divulgar o impacto econômico e na saúde publica dessas zoonoses e divulgar a necessidade de vacinação das fêmeas bovinas e bubalinas, com idade entre três e oito meses que devem ser obrigatoriamente vacinadas contra a brucelose", ressaltou, lembrando que as propriedades que não estiverem com todos os documentos e vacinação regularizados, não poderão emitir a Guia de Transporte de Animais (GTA).
Na segunda palestra o destaque foi para as medidas preventivas para a infestação do besouro (Aethina Tumid), que são as seguintes: manter o enxame forte, trocar a rainha, introduzir a suplementação alimentar no período de escassez de alimentos, fazer a quarentena, utilizar as caixas padrões em boa conservação. A coordenadora aproveitou para falar sobre a importância do cadastro dos apicultores da ADAB. “Os apicultores devem se cadastrar na ADAB, o processo é simples. O apicultor deve levar o RG, CPF, o comprovante de residência e da propriedade ao escritório da agência do município onde está situada a propriedade”, disse Rejane.