Durante os primeiros 20 dias deste mês de outubro, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado a Secretaria da Agricultura (Seagri), e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificaram as ações de fiscalização do trânsito agropecuário na rodovia BR-242, trecho entre Itaberaba e Seabra. Com o objetivo de coibir o trânsito irregular de animais, vegetais e de produtos e subprodutos impróprios para consumo humano foram abordados 620 veículos, destes 410 com cargas de interesse para a defesa agropecuária, estando em regularidade com as exigências higiênico-sanitárias vigentes em lei.

O coordenador regional da Adab de Itaberaba, Luciano dos Lima, informou que, dentre as cargas de interesse, apenas 3%, ou seja, 12 condutores foram autuados. Entre as principais inconformidades observadas estavam o trânsito de animais sem a Guia de Trânsito Animal (GTA), sendo 8 veículos carregados com 50 bovinos, 5 equinos e 1 caprino; o transporte de vegetais sem a Permissão de Trânsito Interno de Vegetais (PTIV), por 2 veículos com bananas e mudas de abacaxi de origem desconhecida; e apenas 1 veículo abordado com cerca de 1 tonelada de produtos de origem animal sem inspeção (requeijão, queijo e manteiga).

“Iniciativas como essas visam o fortalecimento do sistema de fiscalização como ação de defesa para disciplinar o trânsito de animais, vegetais e produtos de origem animal, garantindo assim a segurança sanitária da agropecuária e do consumidor”, completou o coordenador de Barreias Sanitárias, Roberto Gama Pacheco.

A ação aconteceu com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, que juntamente com os fiscais da Coordenadoria Regional de Itaberaba atuaram em prol do trânsito agropecuário regular.

Ascom Adab

Tel/Fax: 71. 3116-8461