A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) promoveu em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) o seminário de “Controle da Brucelose e Tuberculose Bovina no Estado da Bahia”, no auditório da universidade, nessa terça (20). Foram debatidas as principais medidas para controle de Zoonoses na Bahia.
A Coordenadora estadual do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose na Bahia (PNCEBT), Luciana Ávila, ministrou a palestra sobre “Prevenção e Controle da Brucelose e Tuberculose no Estado”. “Desde janeiro o diagnostico da Tuberculose em bovinos na Bahia é realizado aqui no laboratório da UESC fruto de um convênio entre a ADAB e a Universidade. Todas as lesões sugestivas de tuberculose encontradas em carcaças de bovinos abatidos nos matadouros sob inspeção estadual na Bahia são devidamente coletadas e enviadas para diagnóstico bacteriológico na UESC”, acrescenta Drª Luciana Ávila.
Além das palestras dos professores da UESC, Poliana de Castro Melo e Fernando Alzamora. O evento contou com a participação de 70 pessoas entre estudantes de medicina veterinária, médicos veterinários e profissionais da área de saúde.
Brucelose e Tuberculose Bovina são Zoonoses
A brucelose é uma doença infectocontagiosa provocada por bactérias do gênero Brucella. Este grupo é composto por seis espécies, sendo os bovinos acometidos pela Brucella abortus. Trata-se de uma zoonose por produzir infecção em animais e no homem. A enfermidade é responsável por trazer prejuízos à pecuária leiteira com diminuição dos índices reprodutivos por causar; abortos, infertilidade, repetições de cio, nascimentos prematuros e queda na produção de leite.
A tuberculose bovina, doença de caráter infectocontagiosa e evolução crônica causada bactéria Mycobacterium bovis. A tuberculose nos bovinos é mais comum em rebanhos de leite onde também acarreta sérios prejuízos ao rebanho, com redução na produtividade de leite e peso. Além da perda de credibilidade da unidade de produção e as barreiras econômicas impostas pelos mercados consumidores a nível mundial