Os servidores da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realizaram uma série ações voltados para o controle da raiva dos herbívoros em Capela do Alto Alegre, na zona rural, no distrito de Piraí e em um raio de 10 km da área do foco registrado. O objetivo é alcançar maior participação da comunidade nas ações de controle dos focos de raiva na região, diminuindo a incidência da doença e os prejuízos aos pecuaristas.
Uma das ações foi a captura de morcegos hematófagos, com 90 animais em duas capturas. O coordenador do Programa Estadual de Controle a Raiva dos Herbívoros (PECRH), José Néder, explica que algumas palestras foram realizadas com a comunidade, abordando temas como a vacinação, notificações e controle populacional de vampiros.
“Ao todo 47 participantes, entre criadores rurais e agentes comunitários de saúde, aprenderam como colaborar com as ações de Defesa Sanitária Animal e a ADAB, a exemplo da identificação dos sinais da raiva, notificando à Adab sobre as suspeitas da doença em seus animais e presença de morcegos vampiros na região”, finaliza.
Fonte: Ascom Adab
Tel/Fax: 71. 3116-8461