O lançamento da Operação Safra 2023 no Oeste da Bahia é amanhã. Mas este ano a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) inovou, iniciando uma capacitação de policiais militares na sede da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) na véspera do evento. O diretor geral da Agência, Paulo Sérgio Luz, fez uma abordagem geral sobre a importância da união entre todas as instituições parceiras nesta tradicional ação que promove mais segurança para os produtores neste período.
Para ele, a difusão do conhecimento tem sido fundamental para o sucesso contínuo da Operação Safra ao longo dos anos. “Acredito que quanto mais a gente conhece, mais a gente aprende, mais aprimoramos nossas ações e, assim, podemos oferecer um melhor serviço de defesa agropecuária e proteger nossa sociedade”, enfatizou.
Após a abertura do encontro, os PM’s ouviram informações sobre os diversos programas da Agência nas áreas de Defesa Animal, Defesa Vegetal e Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária. A equipe local do Oeste foi representada pela médica veterinária Kátia Pedroza e pelo engenheiro agrônomo Nailton Almeida.
Na área vegetal, o destaque foi para a fiscalização do uso, transporte e armazenamento de agrotóxicos em propriedades rurais. Em função do seu grande potencial agrícola e da reconhecida produção de algodão e grãos, os produtores da região Oeste têm especial atenção com este tema. Já no âmbito da defesa animal, foram abordados os 10 Programas sanitários, com ênfase para a sanidade avícola e os cuidados com a Influenza Aviária, a importância do controle da Brucelose e Tuberculose, além da vigilância para a Febre Aftosa.
Os policiais militares também conheceram um pouco mais sobre as atividades da Adab na fiscalização de frigoríficos e abatedouros de aves e bovinos na região que possuem o Selo de Inspeção Estadual (S.I.E) no Oeste do estado.
Ascom Adab 13.09.23
Tel. (71) 3194-2044/2022/99948-8385