Até o mês de Junho a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) vai realizar o 3º Ciclo do Plano Integrado de Vigilância de Doenças dos Suínos. A atividade, orientada pelo Ministério da Agricultura (Mapa) tem como objetivo ratificar a ausência de circulação viral para Peste Suína Clássica (PSC) no estado, a Bahia já reconhecido, internacionalmente, como livre desta doença desde 2016.
O Plano Integrado de Vigilância de Doenças de Suínos prevê vigilâncias sorológicas e clínicas, em abatedouros de propriedades tecnificadas e não tecnificadas, além da vigilância em animais asselvajados, javalis e seus cruzamentos em vida livre. “A meta é manter a vigilância ativa e identificar animais com suspeita de doenças hemorrágicas de suínos”, explica o coordenador do Programa de Sanidade dos Suínos pela Adab, Rui Leal.
Estão previstas visitas a 254 estabelecimentos. Desse total, 127 para vigilância sorológica em propriedades, distribuídas em 74 municípios. Em outras 127 propriedades localizadas em 76 cidades serão realizadas ações de vigilância clínica.

Ascom Adab 23.02.24

Tel (71) 3194-2044/2022/99948-8385