Nos dias 25 e 26 de Abril acontece a 50ª Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana de Combate à Febre Aftosa (COSALFA), no Hotel Sheraton Grand Rio & Resort, Rio de Janeiro. A 50ª edição do encontro é uma oportunidade para discutir as estratégias de cooperação técnica e resoluções para as atividades desenvolvidas dentro do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA). Desde 1988, com a implantação do seu primeiro plano de ação, o PHEFA teve um grande avanço em 98% das Américas, controlando, prevenindo e erradicando a Febre Aftosa do continente. Agora o PHEFA entra na sua última fase, na qual importantes desafios serão enfrentados como prioridade na região.

Para participar dessas discussões, o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, está no Cosalfa, junto com o diretor de Defesa Animal, Carlos Augusto Spínola, o coordenador do Programa de Vigilância para a Febre Aftosa na Bahia (PNEFA-Ba), José Neder, a médica veterinária e fiscal estadual agropecuário, Edlúcia Barros, além do auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura na Bahia, Altair Santana.

Este ano, durante a COSALFA 50, será analisada a situação atual da Febre Aftosa no mundo de acordo com os desafios do PHEFA. Além disso, os participantes deverão adotar resoluções para potencializar a cooperação técnica regional, com especial atenção aos territórios que ainda não têm o reconhecimento do seu estado de saúde. Outro ponto alto do evento vai tratar sobre a atualização do projeto do Banco Regional de Antígenos/Vacinas contra a Febre Aftosa e a sinergia colaborativa público-privada para avançar nas estratégias regionais.

Previamente à COSALFA 50, nos dias 22 e 23 de abril, aconteceu o Seminário Internacional “Perto da Erradicação Regional: Meio século de progresso”, com apresentação de trabalhos relacionados ao tema em sessão de pôsteres. A COSALFA é formada por 26 representantes de 13 países da América do Sul e do Panamá. Os 13 países membros da COSALFA são: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e Uruguai.

A 50ª COSALFA é promovida pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa e Saúde Pública Veterinária (PANAFTOSA/SPV) da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS-OMS) com o apoio do Governo do Brasil, por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Ascom Adab. 25.04.24

Tel (71) 3194-2044/2022/99948-8385