Na noite do último sábado, 30 de maio, no Espaço de Eventos Quatro Estações, em Luís Eduardo Magalhães, a Associação dos Produtores de Algodão da Bahia (Abapa) celebrou seus 15 anos de existência. O Presidente da Associação, Celestino Zanella, juntamente com a Diretoria, recebeu autoridades, associados e colaboradores, a exemplo do diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Oziel Oliveira, que representou oficialmente o Governador do Estado, Rui Costa.
Para o Presidente, Celestino Zanella, ao longo destes 15 anos várias parcerias foram construídas e firmadas, fazendo com que a Associação se consolidasse por sua firmeza em representatividade e defesa da classe produtora de algodão. Ele destacou o trabalho feito em beneficio da logística dos produtores, com a patrulha mecanizada na construção das estradas vicinais, e a conservação do meio ambiente. “O desafio agora é a construção em associativismo de uma agroindústria de beneficiamento do caroço de algodão e fiação”, acrescentou Zanella.
Oziel destacou, em nome do Governador, as parcerias realizadas entre o Governo Estadual e a ABAPA. “O Governo do Estado é parceiro nas ações desenvolvidas pela ABAPA em beneficio da cotonicultura economia baiana e juntos temos conseguido manter uma agenda positiva de benefícios aos produtores, bem como para toda a sociedade”.
Num reconhecimento a todos que colaboraram para o fortalecimento da Associação, a diretoria atual homenageou os senhores João Carlos Jacobsen e Walter Horita e a Senhora Isabel da Cunha.
Como surgiu
Com a entrada do algodão no cerrado da Bahia, uma nova página começou a ser escrita, e a região Oeste passou a liderar a cotonicultura do Estado e do País. Assim, foi necessário organizar a cadeia produtiva e adotar tecnologias modernas para garantir mais produtividade, com menos impacto para o solo e o meio ambiente. Foi nesse contexto que no ano 2000 um grupo de produtores se uniu para criar a Associação Baiana dos Produtores de Algodão, a Abapa. A entidade é o reflexo de uma nova mentalidade produtiva, ao mesmo tempo em que aponta rumos para a atividade, com base em muito trabalho e pesquisa científica e de mercado.
Ascom/Adab
Assessora de Comunicação: Amanda Almeida
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB
Tel/Fax: 71. 3116-8461