Acompanhado pelas fiscais Catarina Cotrim, Monna Lisa Cruz, Kátia Lima, Liliana Dantas e o técnico de fiscalização Paulo de Tarso Silva, o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Sérgio Luz, está em Brasília para participar do “I Encontro de Educação Sanitária: Educar para Prevenir”. O evento é realizado pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)  e segue até a próxima sexta-feira (5) com o objetivo de  promover a articulação entre as instituições participantes, a atualização e capacitação técnica em educação sanitária, além da promoção de ambiente de troca de saberes e experiências.

Durante a abertura do evento, com participação de 1.500 pessoas nas modalidades presencial e online, o secretário-adjunto de Defesa Agropecuária, Márcio Rezende, destacou a importância de trabalhar a educação sanitária de forma articulada entre as instituições. “Temos aqui pessoas capacitadas nos órgãos e na academia para nos conscientizar e nos capacitar a desenvolver a educação e a comunicação assertiva com a sociedade. Espero que essa iniciativa se some aos esforços da defesa agropecuária para tocarmos adiante as questões relativas à saúde pública, saúde animal e sanidade vegetal”.

Estão sendo abordados temas como a educação e sua interface com a fiscalização, especialistas Ad Hoc para a educação sanitária, interfaces entre educação e comunicação, Zap Rural, entre outros.

Para o diretor geral da Adab, a educação sanitária é um importante balizador de ações, uma vez que envolve conhecimentos teóricos com aplicações práticas, utilizando metodologias ativas. “Trata-se de uma ferramenta de engajamento e sensibilização que pode ser usada de maneira transversal em todas as áreas da defesa agropecuária e serve de instrumento para a implementação de políticas públicas”, explicou, acrescentando que o núcleo de Educação Sanitária da Adab tem sido usado como uma atividade estratégica para divulgar conhecimentos sobre a saúde animal, a sanidade vegetal e a qualidade dos produtos, subprodutos e insumos agropecuários. “E tudo isso representa um grande serviço prestado à sociedade”, avaliou.

Ascom Adab 03.05. 23 com informações Imprensa MAPA

Tel. (71) 3194-2044/99948-8385