Termina hoje (22), no Hotel Nacional, em Brasília (DF), a reunião técnica "Sanidade Avícola: Fortaleza Nacional” em comemoração aos 20 anos do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Departamento de Sanidade Animal, da Secretaria de Defesa Animal (DSA/SDA). A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri), enviou o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, e o coordenador estadual do Programa de Sanidade Avícola, Itamar Garrido, que estão em Brasília desde ontem (21), quando iniciou o evento.

Criado em 1994, por meio da Portaria ministerial n º 193, o PNSA busca prevenir, controlar ou erradicar as principais doenças de interesse em avicultura e saúde publica; definir medidas para a certificação sanitária e fornecer produtos seguros para o mercado interno e externo. De acordo com o diretor do Departamento de Saúde Animal, Guilherme Marques, o PNSA vem evoluindo de forma crescente, buscando acompanhar a expansão da cadeia produtiva avícola e os avanços tecnológicos. “Atualmente, o Brasil é o terceiro maior produtor e o maior exportados mundial de carne de frango, alcançando mais de 150 mercados consumidores”, disse.

Rui Leal esclarece que o PNSA define estratégias de vigilância epidemiológica para as doenças avícolas de controle oficial, com destaque para Influenza Aviaria, Doença de Newcastle, Salmonelas e Micoplasmas. E Itamar Garrido ressalta que a Bahia é o único Estado da Federação classificado como Status B pelo Ministério da Agricultura.

Amanhã (23) eles seguem para outra reunião na qual discutirão sobre as programações na busca pela padronização das ações referentes ao inquérito sorológico epidemiológico nacional para a Influenza Aviária e a Doença de Newcastle, a ser realizado em novembro.

Foram sorteadas 96 granjas na Bahia para realização do inquérito, sendo 80 de corte, 11 de postura e 5 de reprodução, distribuídas entre as coordenadorias regionais da Adab em Barreiras (5), Feira de Santana (71), Ribeira de Pombal (14), Vitoria da Conquista (2), Itabuna (1), Jequié (1), Juazeiro (1) e Paulo Afonso (1).

Ascom Adab, 22/10/2014

noticia.ascom@adab.ba.gov.br

Tel/Fax: 71. 3116-8461