A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) participou na terça-feira (23), no município de Santo Antônio de Jesus, do “1º Seminário sobre abate clandestino e meio ambiente” realizado pela Frigosaj. O evento também contou com a participação de representantes do Ministério Público, Polícia Militar e sociedade civil organizada. Com foco no abate clandestino de carnes, foram apresentados diversos temas abordando os prejuízos causados a saúde pública e ao meio ambiente.

 

Representando a ADAB, o coordenador de Inspeção Animal, José Ramos, ministrou palestra sobre a importância da educação sanitária e a defesa agropecuária. Segundo ele “toda a cadeia que envolve o abate dos animais tem que estar atrelada ao atendimento das leis que regem essa atividade. Buscamos sempre a saúde do consumidor, isso é o que tem que ser preservado. Além da obrigação que todo o cidadão tem de cumprir as leis”, disse.

 

Ramos também falou sobre a importância das parcerias com o Ministério Público e a Polícia Militar nas ações de fiscalização. “Não pode existir uma ADAB isolada, uma Polícia Militar isolada e uma Vigilância Sanitária isolada. Essas instituições, com o apoio do Ministério Público, se completam”, pontuou.


a