Acontece nessa sexta-feira (22), e no próximo sábado (23), o 8º Encontro Baiano de Laticinistas. O evento é uma realização do Sindicato das indústrias de laticínios e produtos derivado do leite do Estado da Bahia (Sindileite). O evento tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva, abordando e discutindo os rumos e perspectivas do setor, além de ser uma troca de experiências entre os donos de laticínios da Bahia, fornecedores de todo o Brasil, autoridades do Estado e órgãos afins. As atividades serão realizadas no Catussaba Resort, em Salvador.
O encontro terá a participação de técnicos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). “Nós, como responsáveis pela fiscalização das indústrias lácteas no Estado da Bahia, fazemos parte desse macroprojeto de desenvolvimento do setor. Temos 142 industrias junto ao Serviço de Inspeção Estadual, que representa mais de 57% dos estabelecimentos registrados pela agência. Em 2017, fizemos análises laboratoriais de cerca de 100 diferentes produtos lácteos e possuímos. Então esse encontro serve, também, para traçar as diretrizes a médio e longo prazo”, enfatizou Willadesmon Santos, diretor de Inspeção de Produtos de Origem Agropecurária (DIPA), da ADAB.
A expectativa de público do evento são 300 pessoas. O Encontro Baiano dos Laticinistas fortalece as indústrias de laticínios do Estado da Bahia e, consequentemente, toda a cadeia produtiva, os tornando mais competentes e eficazes para um mercado cada vez mais competitivo. Além disso, incentiva as empresas na produção com maior valor agregado, aproximando-as de instituições de apoio ao desenvolvimento industrial e subsidiando-as de informações técnicas e legislações vigentes.
O evento promove um contato mais próximo entre as indústrias de laticínios participantes com fornecedores do setor e patrocinadores do evento, que estarão disponíveis em stands, para troca de informações. Os convidados terão ainda a oportunidade de assistir palestras com profissionais renomados.
Tendo em vista o momento delicado que atravessa o setor agropecuário, na produção e comércio de produtos, um encontro onde soluções para esses obstáculos serão discutidas e a troca de experiências será proporcionada, se torna ainda mais relevante.