Durante o evento foram apresentadas as ações que visam fortalecer a expansão mercadológica das agroindústrias locais, como as técnicas de produção do Programa Alimento Seguro, análise dos mercados interno e externo, trâmites legais para a regulamentação do segmento, formação do consórcio municipal de inspeção sanitária e análise das linhas de crédito.
Além disso, foi proposto a formulação de um protocolo de intenções para ajustamento às políticas públicas governamentais e elaboração de cartilha com informações necessárias ao licenciamento e adequação à legislação sanitária da agroindústria.
A Diretoria de Inspeção da ADAB participou do evento apresentando palestra sobre O Serviço de Inspeção Estadual e o SISBI: avanços e desafios para a agroindústria baiano. "Entendemos que a possibilidade de crescimento das agroindústrias baianas e a ampliação dos mercados dependem diretamente da expansão e fortalecimento dos sistemas de inspeção através da descentralização das atividades para municípios e consórcios públicos", afirmou Willadesmon Silva, diretor de inspeção da ADAB. Que considera fundamental estabelecer parcerias entres os serviços de inspeção estadual (SIE) e municipais (SIM) para desenvolver um sistema que assegurem alimentos seguros e com qualidade.
Na Bahia existem 16 consórcios públicos em funcionamento, mas apenas 03 estão desenvolvendo atividades preliminares relacionadas aos serviços de inspeção municipais. A Bahia possui 417 municípios, mas apenas 36 municípios (9%) conseguiram criar o serviço de inspeção municipal, destes somente 2/3 estão estruturados e funcionando efetivamente.
O objetivo é superar estas dificuldades para ampliar o número de agroindústrias no sistema brasileiro de inspeção - SISBI. A Bahia possui 252 agroindústrias registradas no Serviço de Inspeção Estadual (ADAB), sete delas estão no Sistema Brasileiro de Inspeção, SISBI, o que permite a realização do comércio interestadual. A Adesão de municípios e consórcios públicos ao sistema SISBI propiciará a ampliação de agroindústrias com capacidade para realização de comércio interestadual. O Ministério da Agricultura e ADAB de forma compartilhada realizam a gestão e a avaliação dos municípios interessados no SISBI na Bahia através de auditorias.
Fonte:
Diretoria de Inspeção: (71) 3116-8411
Wagner Machado
Assessoria de Comunicação
noticia.ascom@adab.ba.gov.br
www.adab.ba.gov.br
Tel./Fax: (71) 3116-8461