O senador Otto Alencar recebeu na manhã de hoje (30) a Medalha do Mérito Deputado Luís Eduardo Magalhães. O diretor-geral da Agência de defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Oziel Oliveira, prestigiou a honraria que aconteceu no Plenário do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, em Salvador.

No discurso de saudação, o presidente do TCM, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, disse ser dispensável falar sobre o êxito e a vida pública do senador Otto Alencar. “Todos bem o conhecem. E a sua correção, lealdade e disposição para o trabalho o fazem um exemplo de homem público, provado nos diversos e mais importantes cargos que exerceu”.

O senador Otto Alencar defendeu uma ampla reforma política, tributária e um novo pacto federativo para o enfrentamento da crise que afeta o país. Disse também que a hora é dos moderados, não dos exagerados e reagiu ao movimento das forças de oposição por mudanças no comando da Nação. “Sou a favor da força do direito, não ao direito da força”, disse. O senador lembrou a sua passagem como conselheiro pelo Tribunal de Contas dos Municípios, e o quanto foi enriquecedora a experiência para a atividade política que retomou anos depois. Elogiou seu corpo técnico, funcionários e a convivência com os demais conselheiros. E agradeceu a homenagem, com a comenda Deputado Luís Eduardo Magalhães.

O diretor-geral da ADAB, Oziel Oliveira, disse não poder faltar neste momento tão importante para a Bahia e para o Senador e amigo Otto Alencar. “Por uma autoridade que sempre incentiva o Oeste da Bahia, e que, assim como a equipe da ADAB, está preocupado com a Saúde Pública”, comentou o diretor, lembrando que o dia é realmente especial, por ser também o aniversário do município de Luís Eduardo Magalhães, “terra que me acolheu e que tanto luto para seu desenvolvimento”.

A Medalha

A honraria foi instituída pela resolução do TCM 600/02 com a finalidade de agraciar personalidades que prestaram relevantes serviços ao Poder Legislativo da Bahia, em especial, ao tribunal. A escolha do nome de Luís Eduardo Magalhães é um tributo à memória do ex-deputado federal.

Já receberam a homenagem importantes personalidades. Entre elas, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, o ex-presidente do Tribunal de Contas da União, ex-ministro Ubiratan Aguiar e o ex-senador e ex-ministro do Tribunal de Contas da União, Antônio Valmir Campelo Bezerra.

O Senador

Natural do município de Ruy Barbosa, na Bahia, Otto Alencar preside um dos mais importantes colegiados do Senado Federal, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.

Médico formado pela Universidade Federal da Bahia é especializado em prótese do quadril, medicina do trabalho e em saúde ocupacional.  Em 1973, iniciou sua vida profissional na medicina e, em 1987, foi eleito pela primeira vez para a Assembleia Legislativa, como deputado constituinte. Na segunda eleição, em 1990, foi o deputado mais votado e reeleito em seguida.

Foi secretário estadual de Saúde entre os anos 1990 e 1994, vice-governador da Bahia em 1998 e governador entre abril e dezembro de 2002. No dia 8 de outubro de 2004, assumiu o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, cargo exercido até 30 de março de 2010. Também foi vice-governador e secretário de Infraestrutura no governo Jaques Wagner, hoje, ministro da Defesa.

Em 2011, fundou o PSD com o ex-prefeito de São Paulo e atual ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Otto Alencar é presidente do PSD na Bahia e foi eleito, no ano passado, para o mandato de oito anos de senador com mais de 3,3 milhões de votos.

Confira aqui a cobertura fotográfica do evento.

Ascom Adab, com informações da Ascom TCM

Tel/Fax: 71. 3116-8461