Durante toda a semana (22 de julho a 26 de julho) servidores da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) participam de uma oficina, em Feira de Santana, para alinhar os processos administrativos, harmonização e padronização das atividades do Serviço de Inspeção Estadual (SIE).  Ao todo, 15 profissionais participam da atividade denominada de “Padronização em gestão de serviços de inspeção, procedimentos técnico-administrativo e procedimentos de fiscalização”.

 

Esse encontro visa o aperfeiçoamento dos procedimentos internos realizados pelos servidores da ADAB. Segundo o diretor-geral da agência, Maurício Bacelar, a capacitação dos agentes que atuam na ponta é fundamental para que o serviço de defesa agropecuária seja executado com excelência. “Temos um corpo técnico altamente qualificado. Essa harmonização dos procedimentos garante que estejamos mais próximos da população e que haja uma maior compreensão da importância da agência, sobretudo para garantir a segurança alimentar, a saúde pública e o direito dos consumidores”, enfatizou.    

 

O alinhamento desses procedimentos é um dos itens de avaliação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) nas auditorias que são realizadas anualmente. Já o diretor de Inspeção de Produtos Agropecuários (DIPA), Willadesmon Silva, reitera que a oficina se torna, fundamental, para que possamos garantir o nível de equivalência com o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).

 

“Essa atividade é muito importante para que nós mantenhamos o nível de equivalência com o serviço de inspeção federal, uma vez que a Bahia é um dos Estados que possui o SISBI. A nossa busca por uma maior eficiência passa também pela organização interna de todos os processos e procedimentos administrativos”, concluiu. No Brasil, apenas 10 Estados possuem o SISBI.


a