A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) promoveu, no Centro Universitário AGES, em Paripiranga, o Treinamento de Colheita de Amostras para Encefalopatias, com o objetivo de capacitar médicos-veterinários na coleta de materiais para diagnóstico da raiva e da BSE.

O curso, ministrado pelos fiscais estaduais agropecuários Antonio Maia, Evandro Silva e Luis Roberto Paim, contou com a participação de 21 estudantes e um professor do último período do curso de Medicina Veterinária, além de dois médicos-veterinários da Adab que atuam no Território Semiárido Nordeste II.

O treinamento combinou aulas teóricas e práticas, abordando temas como a epidemiologia da raiva e da BSE, o sistema de notificação Sisbravet e as técnicas corretas para a coleta, acondicionamento e envio de amostras para diagnóstico laboratorial.

"A ação fortalece a integração entre a ADAB e as instituições de ensino superior, ampliando o alcance da vigilância epidemiológica e formando multiplicadores para a defesa agropecuária na região”, afirmou a Gerente Técnica Animal, Kelly Pilissani.