Com a extinção da Zona de Proteção para Febre Aftosa, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri), decidiu reordenar os Postos Fixos de Fiscalização do Trânsito Agropecuário nas rodovias estaduais e federais da Bahia. A proposta foi elaborada na última quinta-feira (07), durante o encontro para a avaliação das ações do primeiro semestre, em Santo Amaro, e ficou acordado o encerramento das atividades de 19 postos fixos dos 42 existentes.

Ao todo serão 23 postos distribuídos em pontos estratégicos, principalmente nas divisas do estado, com o objetivo de coibir a entrada de doenças e minimizar o risco de introdução de pragas no Estado, fortalecer o sistema de registro e rastreabilidade no trânsito e monitorar o fluxo de animais, material de propagação vegetal, produtos agropecuários e seus subprodutos, com destino a Bahia ou transitando para outros Estados.

O diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal, explicou que a maioria dos postos que serão desativados possuía a função de proteger a área livre de aftosa com reconhecimento internacional da área considerada não livre, que fazia divisa com estados do Piauí, Pernambuco e Alagoas (chamada de Zona Tampão e posteriormente Zona de Proteção). “Estes estão localizados nas coordenadorias regionais de Barreiras, Juazeiro e Paulo Afonso e serão substituídos por fiscalização móvel, mais versátil, eficaz e eficiente, nas ações de fiscalização do trânsito agropecuário”, garantiu Leal.

“Nosso objetivo é melhorar a qualidade da fiscalização do trânsito agropecuário, ampliando cada vez mais a abrangência da atividade. A redução do número de estruturas fixas não afetará o resultado da fiscalização, já que as ações de fiscalização zoofitossanitárias móveis serão ampliadas, permitindo um maior controle do trânsito de animais, vegetais e produtos e subprodutos de origem agropecuária”, reforçou o coordenador de Barreiras Sanitárias, Roberto Gama Pacheco.

O diretor geral, Paulo Emílio Torres, concluiu as atividades relatando que, as avaliações positivas das fiscalizações de trânsito só são possíveis com o esforço, empenho e comprometimento do nosso corpo técnico e a colaboração ímpar de instituições parceiras que estão sempre conosco”, destacou, reforçando o compromisso dos 15 coordenadores regionais e ressaltando que eles podem contar com o apoio constante das Polícias Militar do Estado e Rodoviária Federal.

A proposta será enviada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para conhecimento.

O encontro de avaliação

Ainda foram discutidos durante o encontro, iniciado na quarta-feira (06) e encerrado na última sexta-feira (09), os resultados do gerenciamento de atividade técnica deste primeiro semestre. A proposta foi a apresentar os resultados de cada coordenaria regional e redefinir das metas anuais.

Foi apresentado também um fluxograma para o gerenciamento de informações das atividades de fiscalização de trânsito móvel e em postos fixos realizadas em todo o estado. As informações geradas, através do registro fluxo de animais, material de propagação vegetal, produtos agropecuários e seus subprodutos, passarão a ser analisados, por um Grupo Gestor formado por médicos veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos em fiscalização da autarquia. “Os dados já são registrados no sistema de banco de dados da Agência, e o objetivo é ter uma base de informação fundamentada a partir dos dados registrados nas fiscalizações de trânsito”, finalizou o engenheiro agrônomo, Raimundo Sampaio, responsável pela elaboração da proposta.

Ascom Adab

noticia.ascom@adab.ba.gov.br