A ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) participou da 1ª Reunião Técnica de aplicação da Ferramenta Quali-SV para divulgação e nivelamento junto aos OESA's (Órgãos Executores de Sanidade Agropecuária), promovida pelo MAPA (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) através do Departamento de Saúde Animal – DSA/DAS, em Brasília.

Representada pela equipe coordenada por José Neder Moreira Alves, presidente da Comissão de Auditorias Internas, criada pela portaria 256 de 26 de setembro de 2018, a agência baiana marcou presença no curso de preparação para treinamento de médicos veterinários estaduais que participarão das auditorias internas para a aplicação da ferramenta Quali – SV, no ano que vem.

Participaram ainda o coordenador do Programa de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, Antônio Maia Neto e os fiscais agropecuários Charles de Araujo e Sanderson Barreto. A Reunião Técnica serviu ainda para divulgação do calendário das auditorias a serem realizadas em 2020, para a gestão e fortalecimento do Serviço Veterinário Oficial, além do nivelamento de conceitos e metodologias do programa QUALI-SV (Qualidade dos Serviços Veterinários).

 “A Quali-SV fortalece os serviços prestados por veterinários estaduais através da padronização e alinhamento das ações de defesa agropecuária na defesa sanitária animal”, disse Jose Neder, também coordenador do Programa de Prevenção e Controle de Raiva dos Herbívoros.

Estiveram presentes 32 representantes de 10 estados e do Distrito Federal. Oito estados farão parte do calendário 2020 de auditoria: Acre, Goiás, Piauí, Sergipe, Santa Catarina, Amazonas, Paraná e Bahia.


a