Com o retorno gradativo dos eventos de aglomeração animal em todo o estado e a necessidade de aumentar a rede de serviços em eventos pecuários, além de padronizar procedimentos, visando a manutenção da sanidade dos animais, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), realizou o curso para médicos veterinários autônomos prestarem serviços oficiais em eventos pecuários. A atividade aconteceu em Itapetinga, sudoeste baiano, no dia 14, contando com o apoio do Sindicato Rural do município.

Após a abertura, feita pelo diretor de Defesa Sanitária Animal, Carlos Augusto Spínola e o gerente regional Cláudio Dourado, o médico veterinário da Adab Antônio Valetim deu uma palestra sobre “Ética e cidadania na Medicina Veterinária”. Ele explicou a importância de orientar os profissionais para eventos agropecuários, ressaltando a responsabilidade não apenas técnica, mas também ética na condução das atividades. "Respeito ao próximo e a si mesmo enquanto profissional são as bases para o êxito na defesa agropecuária”, comentou. Entre as principais características da ética nessa atividade, ele destacou a força de caráter, a capacidade de lidar com dificuldades, a ação ética e a maturidade na prática do trabalho.

Mais de 50 profissionais receberam capacitação para atuar como Responsável Técnico em Eventos Agropecuários em Itapetinga

Na sequência, Valentim discorreu sobre a “Apresentação da Portaria 055/21” que abrande as exigências sanitárias e a responsabilidade técnica em eventos agropecuários. Ele explicou como são feitas as exigências sanitárias, as dinâmicas de funcionamento com relação aos processos de vacinação e exames dos animais, bem como a identificação dos atestados e legislações pertinentes aos eventos. Além disso, também abordou as principais obrigatoriedades da atribuição do Responsável Técnico. "É preciso estar atento a qualquer eventualidade e chamar a Adab ao primeiro sinal de dificuldade sanitária. Além disso, o RT deve registrar tudo no livro de ocorrências", afirmou, ressaltando que a atividade requer confiança e parceria para desempenhar a atividade com a Agência.

Ascom Adab 20.12.22

Tel. 3194-2044/99948-8385