Os produtores devem seguir uma série de medidas, pré-estabelecidas, pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI). A relação das obrigações é encontrada, através do site da ADAB (www.adab.ba.gov.br), na aba de ‘Eventos Agropecuários’. A agência realiza nessa quarta-feira (22) a desinfecção das currais e baias do Parque de Exposição.
Bahia livre da Febre Aftosa
São 20 anos livre de aftosa. Uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como os bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Pode ser transmitida principalmente pelo contato entre os animais doentes e sadios. O vírus pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entrem em contato com animais doentes.
Breve Histórico sobre a Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa no Estado da Bahia
1968: Criação do Grupo Executivo de Erradicação da Febre Aftosa no Estado da Bahia – GERFAB;
1997: Último foco de Febre Aftosa registrado no Estado da Bahia, no município de Jussari;
1999: Criação da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB;
2001: Certificação internacional do Estado da Bahia pela Organização Mundial de Sanidade Animal - OiE, como Zona Livre de Febre Aftosa com Vacinação;
2010: Extinção da Zona Tampão;
2011: Alteração da estratégia de vacinação: anual para os bovinos e bubalinos com idade acima de 24 meses (maio), e semestral para a faixa etária de 0 a 24 meses (maio e novembro);
2016: Informatização do controle do comércio de vacinas contra Febre Aftosa e habilitação da declaração do produtor pela internet.