Entre os temas que estão sendo abordados estão as estratégias e metas para a vacinação assistida, a cooperação para declaração do produtor, planos e metas das coregs e gerências, além das ações para o fortalecimento do serviço veterinário oficial do Estado da Bahia. “Essa reunião é fundamental para que a gente estabeleça e divulgue a estratégias que serão usadas nessa primeira etapa de vacinação. O Governador, Rui Costa, comemora a Bahia com reconhecimento livre de Febre Aftosa com vacinação, mas a meta do Governo é está inserido até 2021 como Estado livre sem vacinação”, ressaltou o Diretor-geral da ADAB, Bruno Almeida, no discurso de abertura do evento.
Ainda segundo Almeida “o Governo do Estado, através da SEAGRI e ADAB está atuando para que a nossa agência esteja equipada estruturalmente e com técnicos em busca da meta de vacinação que é 96% (cerca de 9,8 milhões de cabeças vacinadas). Modelos de sucesso, como a experiência de vacinações assistidas de Ipirá (Regional de Feira de Santana) durante a 2ª Etapa de 2017 está na pauta da reunião.
Segundo o Diretor de Defesa Animal em Exercício, José Neder, esse é um momento de interlocução entre os setores da agência. "Aqui nós vamos apresentar e definir as estratégias que serão usadas nessa primeira etapa. É fundamental a participação e colaboração de todos para que a Bahia mantenha o status ‘livre de Febre Aftosa". Nós seremos os disseminadores dessas estratégias em todo o Estado”, ressaltou.
É válido ressaltar que a campanha contra a Febre Aftosa acontece durante todo o mês de maio (1º de maio a 31 de maio). Confira aqui tudo sobre a 1º etapa de vacinação da Febre Aftosa. Além das diretrizes, está sendo apresentado um plano de ação referente à auditoria do MAPA.