Desde a última quarta-feira (05) até o próximo sábado (08) a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), promove o Planejamento Estratégico da Diretoria de Defesa Sanitária Vegetal. O evento realizado, em Andaraí, tem como objetivo implementar diretrizes de ação mais coordenadas com gestão, otimizando recursos humanos e estruturas disponíveis na Agência.

Na avaliação do diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, o planejamento deve ser a base de todas as atividades da defesa agropecuária. “Ao avaliar as possibilidades e estabelecer metas, as áreas podem enxergar novos potenciais, criando ações que façam Agência aprimorar os trabalhos e oferecer um melhor serviço para a sociedade”, afirmou o diretor.

Por isso, a programação montada pelo diretor de Defesa Vegetal, Vinícios Videira, incluiu na pauta temas do âmbito administrativo e financeiro relacionados também ao Controle Interno, com os coordenadores Claudio Alves e Izaura Souza já no primeiro dia. “As áreas técnicas precisam estar interligadas com os aspectos administrativos da gestão e vice-versa. O diálogo é fundamental para que os núcleos tenham sucesso em suas atividades e para que todas estejam devidamente integradas”, enfatizou.

Ainda no primeiro dia do encontro foram abordaram temas como “Certificação Sanitária e Controle de Trânsito de Produtos de Origem Vegetal” e “Fiscalização na comercialização, armazenamento e aplicação de agrotóxicos. A programação inicial trouxe também, o coordenador de Vigilância Epidemiológica da Adab, Marcelo Sampaio, que falou dos pontos de interseção entre as três áreas técnicas da instituição, dando ênfase para o trânsito agropecuário de produtos e subprodutos. “Seja na inspeção, na defesa animal ou vegetal, a fiscalização dos fatores de risco deve ser vista de maneira integral e mais abrangente porque, independente de sua origem, eles podem colocar a saúde pública sob ameaça. “Daí a importância dos nossos trabalhos na fiscalização do trânsito de materiais em todo o Estado”, finalizou.

Nos dias 6 e 7 teve a participação dos convidados Edson Valadares e Leonardo Farias, da Assessoria de Planejamento e Gestão da Secretaria de Tecnologia e Inovação (Secti) e da Coordenação Executiva de Pesquisa e Extensão Tecnológica da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), respectivamente. Ambos fizeram uma oficina de Planejamento Estratégico para os profissionais que atual na diretoria de Defesa Sanitária Vegetal.

Encerrando a programação, dia 8, haverá o Seminário: A importância da Defesa Sanitária Vegetal para o Desenvolvimento Sustentável da Chapada Diamantina. O seminário terá a participação do secretário de Agricultura do Estado, Wallyson Tum, do presidente do Consórcio Chapada Forte, Wilson Cardoso, do presidente da Bahiater, Lanns Almeida e do presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, entre outros.