Teoria e prática, cada um em seu momento, nos dias 4 e 5 de julho em Capim Grosso e Conceição do Coité. Nesses municípios a Adab realizou o treinamento dos técnicos de campo do Senar sobre diagnóstico de doenças e colheita de amostras de abelhas. A expectativa é de que essa parceria incremente o cadastramento dos apicultores na Adab, ação de grande importância para a profissionalização da cadeia produtiva com qualidade e sanidade.

Para a coordenadora do Programa de Saúde das Abelhas, Rejane Noronha, a união entre as instituições permite uma melhoria na vigilância e identificação das doenças que atingem as criações. “O pequeno apicultor precisa ter acesso a informações e compreender aspectos da sanidade para impulsionar sua produção uma vez que o sustento de muitas famílias vem daí”, explicou.

Nos dois dias de treinamento foram abordadas doenças como a varroatose, cria pútrida europeia e americana, nosemose e aethinose. Todas são de notificação obrigatória, ou seja, ao primeiro sinal de presença, os produtores devem informar a ocorrência na Adab mais próxima da propriedade.

A mortalidade das abelhas por suspeita de intoxicação pelos agrotóxicos também foi discutida no evento, em função do crescimento de casos no estado.