"Se for possível, está feita! Se for impossível, vamos fazê-la!", a famosa frase do Marechal Argolo, ao ser questionado por Caxias sobre a viabilidade da empreitada, transcreve o real compromisso da Adab para com a atividade de defesa agropecuária. A Medalha do Mérito, que leva o nome do Marechal Argolo - Visconde de Itaparica, foi entregue na última quinta-feira (07) pela PM da Bahia ao Diretor Geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Emílio Torres, e marca o reconhecimento do trabalho realizado em parceria com a Polícia Militar do Estado em prol seguridade alimentar.
O homenageado recebeu a medalha entregue pelo comandante geral da PM, coronel Alfredo Castro, durante a solenidade cívico-militar na Vila Policial Militar do Bonfim. “Sinto-me honrado em receber uma homenagem de uma das polícias mais antigas do Brasil. Essa outorga orgulha a Agropecuária baiana e honra não só a mim, mas toda equipe da Adab e, principalmente, meus companheiros fiscais estaduais agropecuários”, agradece Torres.
Cunhada em prata de lei, a medalha traz um reconhecimento importante para trabalho realizado nas ações de fiscalização nas barreiras sanitárias e outras atividades que visam assegurar a sanidade do negócio pecuário na Bahia. “A PM participa ativamente nas atividades conjuntas com a Adab como o sacrifício de animais com suspeita de doenças contagiosas, acompanha fiscalizações de trânsito para produtos e subprodutos de origem agropecuária e nos postos e blitz da Adab, bem como nos eventos pecuários como feiras, leiloes de gado e exposições, visando garantir a tranquilidade da ação e a segurança da sociedade”, explica o coronel Jefferson Cerqueira, responsável pela parceria da polícia baiana nas ações da Agência.
A Medalha do Mérito Marechal Argolo - Visconde de Itaparica, instituída em 1978, visa premiar os integrantes da corporação que se destacaram no cumprimento do dever policial-militar, e civis que tenham prestado relevantes serviços à Polícia Militar do Estado da Bahia. Podem ser agraciados ainda militares das Forças Armadas, de outras polícias militares e pessoas da sociedade, que pelos serviços prestados tenham se tornado credor de homenagem da PM. O evento contou com as presenças do vice-governador da Bahia, Otto Alencar, secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, oficiais e praças da Corporação, entre outros homenageados e convidados.
Perfil - Paulo Emílio Landulfo Medrado de Vinhaes Torres, 45 anos, é Médico Veterinário formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1994. Mestre em Ciências Agrárias também pela UFBA (2003) e Especialista na área de Inspeção Higiênico-Sanitária e Tecnologia de Leite e Derivados pelo Colégio Brasileiro de Médicos Veterinários Higienistas de Alimentos (2007). Desde 2001 é Fiscal Estadual Agropecuário da Agência e atualmente responde pela Diretoria Geral da Adab. “Nossas ações se baseiam no princípio da transversalidade, com foco na melhoria da saúde do homem, na conservação ambiental e na garantia da sustentabilidade da agricultura familiar e do agronegócio baiano”, finaliza Torres.
Ascom / Adab