A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) retomou o Ciclo de Palestras sobre a Defesa Agropecuária Animal. O Projeto recomeçou na última segunda-feira (23), nas escolas Eduardo Bahiana e Luiz José de Oliveira, totalizando seis turmas com um total de 146 alunos. As palestras foram apresentadas pelo médico veterinário Valentim Fidalgo, da Adab.

De acordo com a idealizadora do projeto e coordenadora de Educação Sanitária, Elane Chaves, “o objetivo é aproximar a Adab da população e quebrar esse estigma de que a instituição serve apenas para fiscalizar e multar. É fundamental que a sociedade comece a ver a Adab como uma instituição parceira e que ao fazer agrodefesa, defende também a população em geral. Além disso, é importante informar que a defesa agropecuária influencia totalmente a vida das pessoas na zona urbana, e desmistificar a ideia de que o agro é só para quem é da zona rural”, afirma.

Valetim Fidalgo falou um pouco sobre a experiência de apresentar aos alunos sobre a Adab. “Nós mostramos para os alunos a importância do trabalho da Adab para a defesa sanitária animal, a forma como a agência auxilia os pequenos produtores, além da necessidade das grandes empresas no setor agropecuário. Os alunos ficaram muito interessados e até perguntaram sobre como estagiar dentro da instituição.”, relata. 

Nesse Ciclo de Palestras, o objetivo é abordar as três áreas técnicas da Agência: a Defesa Animal, a Defesa Vegetal e a Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária. Segundo, Elane “os alunos ficaram extremamente interessados e perguntaram muito sobre os temas abordados”, relata. Ainda segundo a coordenadora de Educação Sanitária, “o próximo passo do projeto é finalizar as palestras nessas duas escolas e seguir para outras duas unidades de ensino, com a expectativa de finalizá-lo em junho”.

No segundo semestre, a Coordenação de Educação Sanitária iniciará a segunda etapa, com o objetivo de falar sobre a inspeção de produtos de origem animal e sobre a abrangência profissional do setor agropecuário.

a