A união faz a força, mas também a pesquisa, a ciência, o desenvolvimento rural e a defesa agropecuária. Esse foi o tom de uma reunião na manhã desta quarta-feira (06) no Centro Tecnológico Agropecuário da Bahia (Cetab), em Salvador, local onde funciona o Laboratório de Sanidade Animal (Ladesa), creditado pelo Inmetro, atestando a competência da Agência para desenvolver as análises e testes laboratoriais na defesa agropecuária.

Juntos, os secretários de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Wallison Tum e Osni Cardoso, acompanhados pelo diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz e pelo coordenador do Cetab, Paulo Mesquita, discutiram estratégias de interesse das instituições para impulsionar os trabalhos e promover melhorias no segmento, utilizando a capilaridade da SDR e da Adab, distribuídas nos 27 territórios de identidade.

Os gestores conhecerem as instalações do Cetab com seus 8 laboratórios especializados e também do Laboratório de Sanidade Animal (Ladesa), unidade oferece suporte às ações dos programas de sanidade animal em todo o Estado. O laboratório, criado em 2009, já processou 80 mil amostras de materiais nas áreas de Sanidade Animal e Inspeção de Produtos.

Entre os diagnósticos laboratoriais de rotina para a sanidade animal estão: Anemia Infecciosa Eqüina (AIE), Brucelose Ovina, Caprino Artrite-Encefalite (CAE), Maedi Visna, Cropocultura, Leucose Enzoótica Bovina, sorologia para Babesia SP através de ELISA, além de pesquisa de teste de resistência a parasitos, OPG (ovos por grama de fezes), salmonella, parasitas intestinais de ruminantes e coliformes totais em sangue, fezes, e leite.

Já no âmbito da Inspeção, o Ladesa vem realizando testes e análises laboratoriais no combate à fraude por adição de água por meio do Drip Test para aves e Desglaciamento para pescados. Esses procedimentos avaliam o volume de água existente nos produtos vendidos ao consumidor. Ainda na área de Inspeção, a Adab está em fase de composição de maquinário e insumos para colocar o laboratório de Microbiologia em funcionamento.

Ascom Adab 06.03.24

Tel. (71) 3194-2044/2022/99948-8385