Mais 50 caminhonetes serão agregadas à frota já existente da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) após autorização de processo licitatório para locação dos veículos pelo governador Jerônimo Rodrigues. O empenho e a sensibilidade das últimas gestões baianas em fortalecer a agrodefesa promoveram ainda importantes resultados, a exemplo do aumento da geolocalização de propriedades, saindo de 41% em fevereiro de 2021 para 78 % em fevereiro de 2023. O índice é referencial para a futura suspensão da obrigatoriedade da vacina contra a Febre Aftosa, cujos patamares de imunização estão sempre acima dos 90%, conforme preconizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAP).

Ao longo dos anos a Adab vem se modernizando e este esforço está também refletido nos investimentos para a implantação do novo Sistema de Integração Agropecuária na versão 3.1. O dispositivo acompanha o desenvolvimento da agricultura e pecuária com as especificidades do território baiano, atendendo às demandas das atividades de defesa e inspeção dentro de seus diversos segmentos e tecnologias. Vale lembrar que o estado possui o maior número de estabelecimentos familiares do país, de acordo com dados do Censo Agropecuário (IBGE, 2017). A agricultura familiar representa 77,80% dos estabelecimentos recenseados, o equivalente a 593.411 unidades, das quais, 61,20% contam com menos de 10 hectares em todas as regiões. Além disso, a Bahia tem a maior área de divisa do país, com intensa atividade de monitoramento, nos limites com os estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Minas Gerais, Tocantins, Goiás e Espírito Santo.

A Bahia tem a maior área de divisa do país, com intensa atividade de monitoramento, nos limites com os estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Minas Gerais, Tocantins, Goiás e Espírito Santo.

“Desde o governo Rui Costa a Bahia o Estado da Bahia vem apresentando um expressivo crescimento no setor agropecuário, exigindo um maior incremento na defesa sanitária, com o intuito de ampliar sua abrangência nos mercados nacional e internacional para agregação de valor à produção”, destaca o diretor geral da Adab, Lázaro Pinha, apontando a revalidação da certificação pela ISO 17.025/2.017, do Laboratório de Sanidade Animal (Ladesa), junto ao Inmetro, como mais um fator de garantia da qualidade da agropecuária desenvolvida na Bahia. Considerado o único laboratório público estadual do Norte/Nordeste em defesa agropecuária no país, ao manter a certificação ISO, o Ladesa assegura sua credibilidade quanto aos resultados de exames laboratoriais dentro do segmento.

No âmbito dos programas sanitários desenvolvidos no interior do estado, as ações técnicas também foram fortalecidas e vêm sendo balizadas pelas ações de vigilância epidemiológica e análise de risco. Nelas estão inseridas as ações de fiscalização, inspeção de produtos, cadastramento de produtores e educação sanitária. “Além de evitar a introdução de pragas e doenças no estado, causando forte impacto econômico e ambiental, as ações da Agência buscam induzir o público a adquirir hábitos que promovam a saúde”, reforça o diretor geral. “São essas ações que garantem hoje à Bahia vários status sanitários de ausências de pragas e doenças, tanto na área de sanidade animal, como na área de defesa vegetal, bem como proporciona ao Estado o destaque no cenário nacional em diversos setores da agricultura e pecuária”, finaliza Lázaro Pinha.

Ascom Adab. 03/03/23

Tel. 3194-2044/99948-8385