As análises laboratoriais microbiológicas e físico-químicas de produtos lácteos ganharam reforço na tarde desta segunda-feira (08) com a chegada do crioscópio eletrônico digital GR5400. Através de um Termo de Compromisso de Cooperação Técnico Cientifico, firmado entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMEVZ) e o Fundo de Apoio a Pecuária do Estado da Bahia (Fundap), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) agora vai impulsionar as atividades vinculadas aos programas de Inspeção de Produtos de Origem Animal, com ênfase nas ações de apoio à inspeção e tecnologia do leite, ampliando também para a utilização de produtos cárneos e seus derivados.

O crioscópio permite a realização de análises para verificação de fraude por adição de água no leite, ensaio obrigatório pela legislação vigente. A fraude por adição de água nos produtos de origem agropecuária é uma prática que, além de causar grandes perdas financeiras, altera os valores nutricionais dos alimentos, impactando na saúde da população.

Atualmente a Adab já realiza análises laboratoriais microbiológicas e físico-químicas em produtos lácteos, visando o cumprimento das boas práticas sanitárias durante o processo de fabricação, bem como no combate a este tipo de fraude. Esta atividade é uma importante ferramenta para certificar a inocuidade desses alimentos, assegurando a qualidade dos produtos que são ofertados aos consumidores baianos. Considerando que diversas indústrias registradas na Agência são fornecedoras de leite para o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, cujo público alvo são as crianças em idade escolar, este controle torna-se imprescindível para garantir o fornecimento de um produto seguro.

Participaram da entrega do crioscópio, o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, acompanhado pelos diretores de Inspeção, José Ramos, de Defesa Animal, Carlos Augusto Spínola, da coordenadora de Auditoria, Processos e Gestão, Adélia Lima, além do médico veterinário, Rui Leal, representando o presidente do Fundap, Danilo Reis, o diretor da EMEVZ, Rodrigo Bittencourt, dos coordenadores do laboratório, Marion Costa e José Silva.

Ascom Adab. 08.04.24

Tel. (71) 3194-2044/2022/99948-8385