Na tarde de ontem (30) mais uma operação no combate à entrada ilegal de bovinos na Bahia foi realizada com sucesso. Com o apoio da Agência de Defesa do Goiás (Agrodefesa), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), escoltou três carretas com bovinos, que tentavam entrar pelo Oeste baiano, de volta para o estado de Goiás.

A equipe da Adab de Santa Maria da Vitória, sob a coordenação de Cleber Lima e apoio dos Auxiliares de Fiscalização Willian e Jadson, numa ação conjunta com a Agrodefesa, atuou imediatamente ao verificar inconformidades na Guia de Trânsito Animal (GTA) apresentada. A tentativa de burla é conhecida como “dupla GTA”, na qual o motorista transita com dois documentos com destinos diferentes.

De acordo com a equipe, na realidade o destino final dos animais não era o que estava descrito nas GTAs.  Eles transitavam com uma GTA para passar pelo posto fiscal da divisa, tendo como origem uma propriedade do estado de Goiás e o destino também em uma propriedade do estado de Goiás. Porém, ao passar pelo posto fiscal, já em território baiano, eles apresentaram outra GTA, desta vez, emitida de uma propriedade da Bahia com destino um abatedouro também na Bahia.

“Somos um estado com grandes dimensões territoriais e precisamos estar atentos às tentativas de burla, sejam elas relacionadas a documentações ou sanidade dos animais”, salienta o coordenador de Barreiras Sanitárias da Adab, Roberto Pacheco. “Por isso, temos intensificado as ações de trânsito e nossas equipes, que já atuam com excelência, estão preparadas para qualquer tipo de ocorrência”, enfatiza Pacheco, acrescentando que a fiscalização do trânsito também contribui para as ações de defesa agropecuária realizadas em todo o estado da Bahia.

Ascom Adab 31.05.23

Tel (71) 3194-2044/99948-8385