A realização da 10ª edição da Operação Safra 2023/2024 já está sendo organizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e Polícia Militar. A iniciativa das instituições visa oferecer maior segurança aos produtores e suas propriedades, assegurando policiamento em áreas rurais de 11 municípios do Oeste baiano, que se destacam pelo cultivo de soja, algodão, milho e café. Os detalhes da operação, com início previsto para o dia 6 de Outubro, foram definidos na manhã desta quarta-feira (16), na sede da Adab, em Salvador.

Estiveram presentes o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, o coordenador de Vigilância Epidemiológica, Marcelo Sampaio, o coordenador Administrativo Financeiro, Cláudio Alves, o gerente de Infraestrutura da Aiba, Luiz Stahlke e o Capitão Ricardo Weber. A operação Safra 2023/2024 foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada na tarde da última segunda-feira (07), na sede da Aiba, em Barreiras, permitindo a atuação das equipes nos municípios de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Baianópolis, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória e Santa Rita de Cássia.

“Os resultados das últimas operações, o depoimento dos agricultores e as parcerias estabelecidas ao longo de uma década estimulam a continuidade da ação. E tudo isso se reflete na qualidade da produção. Tendo mais segurança, o produtor investe nas lavouras e os resultados impulsionam a economia na região”, destacou o diretor geral da Adab.

Segundo dados do relatório da Polícia Militar, na última edição foram registrados: 11.947 pessoas abordadas; 1.944 veículos de quatro rodas/carga; 1.481 veículos de duas rodas; 39 armas de fogo apreendidas; 14 prisões em flagrante; oito encaminhamentos em flagrante ao DP e realizadas 7.644 visitas às propriedades rurais, com acréscimo de 13,20%. “Esses números mostram a consolidação da Operação e sua importância cada vez maior. Esta 10ª edição está sendo pensada para agregar mais tecnologia, garantindo uma maior eficiência ao sistema operacional”, finalizou o gerente de Infraestrutura da Aiba.

Ascom Adab 16.08.23

Tel. (71) 3194-2044/2022/99948-8385