O teste de ELISA (do inglês Enzyme Linked ImmunonoSorbent Assay) baseia-se em reações antígeno-anticorpo detectáveis por meio de reações enzimáticas (teste imunoenzimático) utilizado para detecção de anticorpos específicos para Peste Suína Clássica, é de alta especificidade e alta sensibilidade, e, segundo Tereza Moreira, responsável pelo diagnóstico, vem sendo utilizada para monitoramento de plantéis suínos no estado da Bahia.
A Imunodifusão em Gel de Agarose (IDGA) é o teste sorológico mais empregado e oficialmente reconhecido para a Anemia Infecciosa Equina em vários países, detectando anticorpos contra o antígeno p26 do vírus da AIE, demonstrando alta especificidade para a identificação de animais infectados. "Ambas as enfermidades são de controle oficial do estado da Bahia", disse Luciana Serpa.
O Ladesa é credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e acreditado pelo Inmetro para o diagnóstico dessa enfermidade. Além disso, está aguardando a liberação do credenciamento pelo MAPA para o diagnóstico de Mormo Equino e Brucelose Bovina, sendo o primeiro laboratório oficial acreditado pelo Inmetro do Nordeste, capaz de oferecer ao produtor um serviço de excelência.
Wagner Machado
Assessoria de Comunicação
noticia.ascom@adab.ba.gov.br
www.adab.ba.gov.br
Tel./Fax: (71) 3116-8461