O Ministério Público junto com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a Associação dos Apicultores de Euclides da Cunha e o Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos realizaram um seminário para discutir a mortandade de abelhas no município e no Território Semiárido Nordeste II. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade, na tarde desta quinta-feira (10), e contou com a participação das autoridades locais além da Promotora de Justiça, Luciana Khoury e do diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz.

Equipes da Agência e de outros órgãos estão realizando ações em campo, nesta semana, e inspecionando as propriedades rurais de Euclides da Cunha e região para verificar o uso de agrotóxicos e seus impactos na mortandade das abelhas. Também participaram do seminário o gerente administrativo do Território Semiárido Nordeste II da Adab, Gabriel Silva e o coordenador do Programa da Cochonilha do Carmim e fiscal estadual agropecuário, Albany Lopes.

Na programação os participantes receberam informações sobre os “Impactos dos agrotóxicos no meio ambiente e na saúde da população” pela Promotora Luciana Khoury e “Apicultura e sua relevância para Bahia”, pelo diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz. A “Aplicação de agrotóxicos e problemas e impactos nas abelhas na região”, a “Intoxicação das abelhas - causas e consequências na região”, a “Problemática dos agrotóxicos e impactos nas abelhas - medidas adotadas pelo MP” e “Impactos na saúde – saúde” também foram pauta do seminário.

Ao final do evento as instituições estabeleceram alguns encaminhamentos como melhorar o fluxo de informações e denúncias e fazer diagnósticos dos municípios afetados pela mortandade de abelhas.