Os desafios da inspeção de produtos de origem animal. Este foi um dos principais temas da oficina do grupo de trabalho que debateu a reestruturação do Serviço de Inspeção Brasileiro de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA). A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) foi destaque quando o diretor de Inspeção, Willadesmon Silva, apresentou na estrutura, os pontos positivos e principais desafios do Serviço de Inspeção Estadual da Bahia.
O encontro, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), começou na terça-feira (11) e encerrou ontem (13), na sede do IICA, em Brasília.
Os participantes da oficina apontaram como principais desafios do setor a necessidade de adequar a frequência da fiscalização em estabelecimentos sob regime de inspeção periódica, de redistribuir os servidores e de atualizar as técnicas de inspeção. Eles defendem ainda a fiscalização com base em processos, com estimativa de risco; o apoio laboratorial; o controle de resíduos químicos; e mecanismos de autofinanciamento para a geração de recursos decorrentes de fiscalização dos produtos. O papel da empresa e o papel da fiscalização também foram debatidos.
A garantia da saúde pública, tanto dos produtos consumidos no Brasil quanto dos exportados, também foi um dos temas abordados durante a oficina que reuniu representantes dos municípios, estados e da União.
ASCOM/ADAB, com informações da ASCOM/MAPA
Assessora de Comunicação: Amanda Almeida
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia
Tel./Fax: 71. 3116-8461