Ontem (04), aconteceu uma reunião de alinhamento entre os estados de Minas Gerais e da Bahia sobre a raiva dos herbívoros. O encontro teve como objetivo realizar a integração a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Secretaria Municipal de Saúde de Bertópolis (MG), para discutir e colocar em prática ações de controle da doença que acomete animais, mas pode ser transmitida para seres humanos.

Na ocasião foram apresentados os quatro casos de raiva que ocorreram em uma aldeia indígena, localizada na zona rural de Bertópolis, município próximo à divisa do estado com a Bahia. Os possíveis motivos para o ataque dos morcegos à aldeia e as ações realizadas para combater a doença também foram pauta da reunião. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) as notificações dos casos de Bertópolis estão relacionadas à mordida de morcego.

Integração da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Secretaria Municipal de Saúde de Bertópolis (MG)

Segundo os especialistas presentes no evento, para que o controle seja efetivo, é necessária uma ação conjunta, inclusive com os produtores. Neste contexto foram destacadas as ações de educação sanitária integrada entre os estados. A expectativa é de que o compartilhamento de informações funcione como um reforço das atividades que serão executadas nos próximos anos.

Ascom Adab 05/07/2022
Tel. 3194-2044/2022/9948-8385