Entre os meses de Março a Junho de 2023, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) irá iniciar o 2º Ciclo do Plano Integrado de Vigilância de Doenças de Suínos. Após a finalização do 1º Ciclo o Ministério da Agricultura ratificou a ausência de circulação viral para Peste Suína Clássica (PSC) no estado. A Bahia já é reconhecida internacionalmente como livre desta doença desde 2016.

“A ratificação da ausência de PSC pelo MAPA aponta para o correto direcionamento das ações da defesa sanitária animal na Bahia e possibilita mais garantias para a atração de investimentos na suinocultura por parte dos produtores”, avalia o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz. O Plano Integrado de Vigilância de Doenças de Suínos prevê vigilâncias sorológicas, clínicas, em abatedouros de propriedades tecnificadas e não tecnificadas, além da vigilância em animais asselvajados, javalis e seus cruzamentos em vida livre.

No 1º ciclo foram amostradas 188 propriedades para vigilância sorológica, onde foram analisadas 1.420 amostras coletadas e enviadas a laboratórios credenciados do Mapa. Todas testaram negativas para o vírus da PSC. Na vigilância clínica foram visitadas 149 propriedades totalizando 49.196 suínos vistoriados pelos técnicos da Adab. “O principal objetivo foi identificar animais com suspeita de doenças hemorrágicas de suínos. Afinal, na área da sanidade, a melhor defesa é a prevenção”, enfatiza o diretor de Defesa Animal da Adab, Carlos Augusto Spínola, acrescentando que na vigilância em abatedouros foram enviados para abate 363.449 suínos procedentes de 479 propriedades do estado da Bahia.

Para o Coordenador do Programa de Sanidade dos Suínos, Rui Leal, “seguir os protocolos e orientações do Plano, além de promover a sanidade do plantel, vai manter a Bahia livre da PSC”. Neste 2º Ciclo serão visitados 211 estabelecimentos, sendo para vigilância sorológica 124 propriedades distribuídas em 104 municípios e para vigilância clínica 126 propriedades, localizadas em 107 municípios do Estado.

Ascom Adab 14/03/23

Tel. 3194-2044/99948-8385