O mutirão para assinatura dos convênios do projeto Bahia Produtiva chegou ao município de Juazeiro, no norte do estado, nesta quarta-feira (31). A iniciativa, promovida pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem o objetivo de dar celeridade às ações do projeto.
Foram assinados 22 convênios de associações e cooperativas dos Territórios Sertão do São Francisco e Piemonte Norte Itapicuru, contempladas nos editais de Agroindústrias, Quilombolas e Alianças Produtivas Territoriais, totalizando um investimento de R$4.8 milhões.
De acordo com o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, essa grande mobilização é para que os empreendimentos possam iniciar o ano de 2019 com os convênios em execução. "Estamos fazendo esse mutirão por toda a Bahia, pois queremos ver o esse povo melhorar suas rendas o mais breve possível", afirmou.
Para a presidente da Associação dos Moradores e Pequenos Produtores da Comunidade de Gameleira, Silvana Alves, o convênio é um avanço para o grupo, que trabalha há mais de 15 anos na área de beneficiamento de frutas e polpas congeladas. "O projeto Bahia Produtiva vem dar apoio à parte que mais estava deficiente, que é o transporte de produtos e a nossa unidade de beneficiamento, feita também pela CAR, que será reforçada", disse.
Lourivaldo dos Santos, do Assentamento Alto Bonito, localizado em Caldeirão Grande, comentou que o projeto vai ampliar a casa de farinha do local para gerar empregos e renda, beneficiando 33 famílias. " O Bahia Produtiva é vida para a gente". O mutirão já passou pelos municípios de Serrinha, Riachão do Jacuípe e Vitória da Conquista.
No evento desta quarta (31), também foi assinado um convênio entre a CAR e o Consórcio Público do Sertão do São Francisco para implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).