A reunião do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) aconteceu na tarde de ontem (05) na sede da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb). O presidente da Comissão de Coordenação dos Grupos Gestores (CCGE) do bloco IV, Amarildo Merotti, visitou a instituição a fim de conhecer as ações da Bahia e oferecer apoio para que o estado alcance todos os indicadores para pleitear o status de zona livre da Febre Aftosa sem vacinação. A ideia é que todos os estados do mesmo grupo estejam alinhados e possam sair em bloco na retirada da vacina, a partir de maio de 2024.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Faeb, Humberto Miranda, e contou com a participação do diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz; do representante do Mapa, Cássio Peixoto; e do presidente do CRMV, Altair Santana, que apresentaram o cronograma de ações executadas no Estado e os resultados alcançados.

“Agradeço o presidente da Faeb, Humberto Miranda pela recepção. É importante a participação do produtor rural na condução da retirada da vacinação nos estados que compõem o bloco IV. A evolução do plano estratégico na Bahia foi surpreendente nos últimos quatro meses, após o doutor Paulo Luz assumir a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). E a participação do produtor é fundamental num sistema de vigilância compartilhada. Cada um tem a sua responsabilidade”, disse Amarildo Merotti. O analista de Pecuária da Famato e médico veterinário, Marcos de Carvalho, parabenizou o presidente, Humberto Miranda pela condução dos trabalhos, assim como todos os envolvidos no plano estratégico. “Estamos vendo o espírito de luta da equipe gestora que fizeram uma verdadeira revolução. Parabéns Dr. Paulo, Carlos Augusto, Neder e Cássio”, disse Marcos de Carvalho.

Após dados apresentados pela equipe técnica da Adab, o presidente da Faeb falou do salto que o Estado deu em tão pouco tempo, diminuindo a diferença entre outros estados. Ele ressaltou a importância da troca de experiências entre os estados para o alcance das metas do Planejamento. “Estamos otimistas, com expectativas bastante positivas para que todos cumpram suas metas no Plano.  Vamos seguir alinhando as nossas ações e interagindo com o Bloco IV, vendo as experiências exitosas que cada Estado realizou e está realizando para, se possível, aplicar também. O nosso propósito, claro, é continuar caminhando para cumprir os desafios que possam surgir pela frente e, esses encontros, são fundamentais para que isso aconteça”, enfatizou Miranda.

Também participaram da reunião o diretor da Faeb, Rui Dias, e o assessor Carlos Rio; o coordenador do PNEFA, José Neder; o diretor de Defesa Animal da Adab, Carlos Augusto Chaves; as representantes do Mapa, Lorena Costa e Márcia Cunha; o diretor técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco Manzi; o gerente executivo do Fundo de Emergência de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT), Juliano Latorraca Ponce.

Com informações Ascom FAMATO e FAEB/SENAR