O Encontro Nacional de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxico (Enfisa) irá acontecer em Salvador no próximo ano. A cidade sede foi escolhida por unanimidade pela plenária, após pleito realizado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura, durante a participação do ENFISA 360°, que aconteceu entre os dias 05 e 09, no Dayrell Hotel em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O evento busca discutir temas relacionados aos agrotóxicos, sob diferentes enfoques: o registro de produtos, revendas e prestadoras de serviços (aplicação de defensivos químicos); fiscalização do uso e comércio; harmonização da Legislação Federal; análise de resíduos de agrotóxicos: metodologias, parcerias, estratégias e resultados; Convênios entre o MAPA e Estados e contrabando de agrotóxicos.

Durante o Enfisa de Belo Horizonte, o diretor de Defesa Sanitária Vegetal da Adab, Armando Sá, ministrou uma palestra sobre a emergência fitossanitária decretada devido ao ataque da lagarta Helicoverpa armigera no Oeste da Bahia. Ele explicou que a defesa sanitária vegetal desempenha relevante papel na ampliação do agronegócio e pode e deve ser tratada, atualmente, como uma questão de segurança nacional pela importância em relação à economia do Brasil.

Para o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, conseguir trazer eventos agropecuários para a Bahia é sempre um orgulho, além de ser uma oportunidade de negócios para o estado e para o país. “Debater a defesa sanitária agropecuária, seja de forma segmentada ou integrada, é fundamental por ser um instrumento importante de proteção à saúde animal, à saúde vegetal, à saúde da população e proteção dos recursos naturais”, informou Torres.

O Enfisa é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e reúne representantes das Superintendências Federais (SFA's) e órgãos Estaduais de Defesa Agropecuária, bem como o INPEV, ANDEF, AENDA, SINDIVEG e ANDAV. A Adab esteve representada também pelo coordenador de Registro e Fiscalização de Agrotóxicos, Raimundo Ribeiro, a coordenadora do Projeto Fitossanitário dos Citros, Suely Brito, e pelo gerente técnico de Irecê, André Torres.

A SBDA

Ainda na programação do evento, aconteceu uma breve apresentação sobre as recentes ações da nova gestão da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA). O também presidente da Sociedade, Paulo Emílio Torres, prestou uma homenagem ao primeiro presidente da SBDA, professor Evaldo Vilela, após uma reunião com os integrantes e a colaboradora Regina Sugayama. “Ele foi um precursor que lutou por uma defesa agropecuária cada vez mais integrada, com a participação de todos os órgãos, entidades representativas do setor produtivo, instituições de ensino e pesquisa, estados e municípios. Este é o compromisso da Sociedade para com a sociedade”, ressaltou Torres.

“Aproveitamos este momento também para lançar a Vª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária, com a apresentação de um breve histórico dos resultados referentes às duas últimas edições realizadas na Bahia e Pará, em 2012 e 2103, respectivamente”, informou a tesoureira do SBDA, Suely Brito. A Vª CNDA será realizada em Florianópolis, Santa Catarina, no período de 25 a 29 de novembro deste ano.

Ascom Adab

Confira álbum de fotos