Pelo nono ano consecutivo instituições públicas e privadas do Oeste Baiano se unem pela proteção das lavouras na região. A Operação Safra 2022, lançada oficialmente nesta quinta-feira (15), é mais uma segurança para a colheita agrícola, prevenindo roubos e furtos a defensivos e assegurando a agricultores, caminhoneiros e fornecedores de insumos e implementos, a tranquilidade necessária para o desenvolvimento das atividades. A ação é executada pela parceria entre a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e Secretaria de Segurança Pública do Estado.

“Já é rotina o monitoramento fitossanitário, promovendo a defesa vegetal das lavouras. Com o policiamento ostensivo feito pela PM os produtores podem destinar seu tempo e esforço para as atividades agrícolas, tendo a certeza de poder contar com a defesa vegetal da Agência e o efetivo policial contra a criminalidade”, avalia o diretor geral da Adab, Lázaro Pinha. O início do plantio de soja na Bahia marca o começo da Operação Safra, na qual a atuação da PM é intensificada nas áreas produtivas e nas rodovias. “Nesse período, temos uma expressiva produção agrícola e o consequente tráfego intenso de cargas e defensivos químicos que tornam os produtores alvos em potencial de quadrilhas criminosas especializadas no roubo desses produtos”, explica o diretor geral, enfatizando que o objetivo da ação é combater a criminalidade que registra aumento significativo neste período do ano, além de auxiliar a Adab na fiscalização do transporte de fertilizantes e defensivos, atividades que fazem parte da defesa sanitária e vegetal da região.

A Operação Safra vai de outubro de 2022 e até março de 2023. A ação prevê um investimento de mais de R$ 1,3 milhão, empregado no reforço e policiamento em 12 cidades produtoras da região Oeste, com mais de 600 plantões nos finais de semana. A novidade desta edição fica por conta do aplicativo da Operação Safra, desenvolvido no último ano de forma piloto e que agora entra em execução. A ferramenta gratuita, será utilizada pelos policiais militares atuantes na ação e também pelos agricultores. “Os agricultores da nossa região são responsáveis pelo maior PIB agrícola do Brasil, além de garantirem uma grande geração de emprego e renda regional, então esta parceria entre Aiba, Adab e Polícia Militar traz mais tranquilidade e segurança para que os produtores continuem representando o Oeste com grandiosidade”, completa o presidente da Aiba, Odacil Ranzi, acrescentando que serão mais de 90 quilômetros quadrados de áreas em produção e transporte monitorados pelos policiais do Graer, com emprego de aeronaves, Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipe) Cerrado, de Policiamento Rodoviário (CIPRv), das 30ª, 85ª e 86ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM) Santa Maria da Vitória, Luís Eduardo Magalhães e Formosa do Rio Preto e da Rondas Especiais (Rondesp) Oeste.

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, ressaltou que “esta operação mudou a realidade da região e cada vez mais assistimos os índices de criminalidade caírem. É uma ação modelo que já começa a ser copiada em outras regiões do Brasil”. Na última edição da Operação Safra 180 pessoas foram presas em flagrante, 291 armas de fogo foram apreendidas, 28 veículos foram recuperados, e mais de 35 mil visitas realizadas às propriedades rurais, estreitando a relação entre a segurança pública e o produtor rural.

Ascom Adab 15/10/2022

Tel: 3091-2044 / 99948-8385