Mesmo após o trabalho preventivo e de conscientização para retirada dos animais em áreas de preservação ambiental de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri), apreendeu 16 bovinos, na última sexta-feira (03). Os animais foram encaminhados ao abate sanitário, tomando como base as medidas previstas em Lei.
A fiscalização das áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal vem acontecendo desde o início do mês de maio, por meio de uma equipe multi-institucional, formada pela Adab, Companhia Independente da Polícia de Proteção Ambiental de Porto Seguro (CIPPA), Ministério Público e empresas de Celulose da região. “Monitoramos a região e já foram retirados mais de 5 mil animais destas áreas, devolvendo-os aos proprietários quando identificados”, explicou a coordenadora regional da Adab de Teixeira de Freitas, Millena Nascimento.
O diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal, esclarece que criar animais sem cadastro na Adab e sem controle sanitário em áreas de preservação ambiental é crime contra a defesa sanitária, considerando os riscos de introdução de enfermidades de grande importância econômica, a exemplo da Febre Aftosa e Brucelose. “Os criadores foram alertados e orientados sobre os crimes que estavam cometendo e, caso fossem reincidentes, estariam sujeitos ao encaminhamento dos animais ao abate sanitário”, reforçou Leal. O diretor ainda lembra que também é crime contra o meio ambiente, partindo da necessidade de recuperação da vegetação nativa da Mata Atlântica, bem como das nascentes que exercem um papel fundamental na formação e manutenção dos recursos hídricos.
Dos 12 criadores notificados nesta operação apenas 6 possuíam cadastro na Adab e estavam em dia com as vacinações, sendo três deles grandes criadores da região. Os seis criadores que não tinham cadastro com a Adab foram notificados para comparecerem no escritório mais próximo e regularizar situação cadastral. Millena ainda esclarece que todos foram alertados e, caso fossem reincidentes, estariam sujeitos ao encaminhamento dos animais ao abate sanitário
A Adab continua a atuar do âmbito da responsabilidade socioambiental, protegendo as áreas de preservação permanente e assegurando a sanidade animal e o bem-estar dos homens.
Ascom Adab
Tel/Fax: 71. 3116-8461