Ocorreu na Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), na terça-feira (23), uma reunião da Comissão baiana da cadeia produtiva do leite. O diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Maurício Bacelar, e os diretores de Inspeção de Produtos Agropecuários (DIPA), Willadesmon Silva e de Defesa Animal (DDSA), Rui Leal, participaram do encontro.

Foram apresentadas as ações em andamento do projeto piloto de ações integradas e sinérgicas na cadeia produtiva do leite no semiárido baiano, além da proposta de planejamento estratégico da comissão baiana da cadeia produtiva do leite.

Produzir mais e melhor - O objetivo principal da Comissão é tornar a Bahia autossuficiente na produção de leite (atualmente há um déficit de 1,3 bilhão de litros por ano para consumo interno da população). A meta também é promover a modernização gerencial e tecnológica da cadeia, incentivar o cooperativismo, o empreendedorismo e fortalecer a integração econômica e produtiva do leite. Dessa maneira, será possível aumentar a geração de emprego e renda, promovendo a fixação do homem no campo.

A Bahia tem o sétimo maior rebanho de vacas ordenhadas do Brasil (880 mil vacas) e produz 858 milhões de litros de leite/ano, o que é equivalente a 2,55% da produção nacional. O estado é o maior produtor de leite do Nordeste, com 22,8% de participação regional. No entanto, ainda apresenta produtividade de vaca por lactação de 975 litros vaca/ano, número inferior em comparação aos estados do Ceará, Sergipe, Alagoas e Pernambuco (a média nordestina é de 1076 litros por vaca/ano).